PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Programa de Desenvolvimento

É um  orgão especializado criado pela CBM em parceria com a BMS (World Mission) para atender a área de desenvolvimento tendo em  vista gerir projectos de desenvolvimentos comunitários, geração de renda e treinamento dos membros das Igrejas locais filiadas à Convenção Baptista de Moçambique em matéria de gestão de projectos e empreendedorismo. O objectivo único deste programa é de capacitar os membros das Igrejas locais com habilidades técnicas e profissionais para o seu auto sustento e das suas Igrejas, habilitando-os a serem capazes de usarem os recursos locais para  melhorarem as suas condições de vida e testemunho da sua  fé em Cristo Jesus para o alcance da comunidade com o Evangelho de Jesus Cristo.

Seminários e Treinamentos

O Programa de Desenvolvimento tem realizado treinamentos para Líderes, Pastores e membros das Igrejas Baptistas  das Províncias de Sofala e Manica em matéria de elaboração e gestão de projectos,  bem como a monitoria dos projectos de geração de renda que estão sendo implementados  nestas Províncias. Desde 2012, foram realizados quatro treinamentos de 3 dias e quatro seminários de 1 dia. Para além do treinamento, foram analisados e aprovados 6 Projectos de geração de renda, os quais estão sendo implementados em Manica e Sofala.

Projectos

O programa tem recebido diversas propostas de pedido de financiamento , sendo que algumas foram aprovadas e outras devolvidas para melhoria das mesmas. A equipe está à disposição para auxiliar todos os que necessitam de apoio na elaboração dos projectos. Estão na fase de implementação 6 projectos de geração de renda, sendo 3 em Sofala e 3  em Manica, dos quais 4 são de venda de produtos de primeira necessidade, 1 de criação de frangos e 1 de agricultura.

Fundo de empréstimos rotativos

O fundo de empréstimo rotativo foi introduzido em 2015 com vista a geração de renda direccionada aos membros das Igrejas locais que tenham participado nos cursos de gestão de projectos promovidos pela CBM ou os que estejam envolvidos no ministério da Palavra na Igreja local e ganham o rendimento minimo ou não ganham nenhum rendimento, os quais reembolsam o capital acrescido de custos administrativos que variam de 1 a 10% para cobrir as despesas operacionais e bancárias. Actualmente o projecto beneficia a todos os que apresentem propostas de projectos para a geração de renda e que preencham os requisites necessários.

Projectos de apoio a comunidade de Chassimba

Está sendo implementado na comunidade de Chassimba, Distrito de Sussundenga o Projecto de apoio aos camponeses locais em técnicas de agricultura de conservação e da produção de hortícolas. Este projecto tem a Duração de 12 meses, tendo iniciado em Janeiro de 2017 e estão envolvidos cerca de 50 camponeses, beneficiando cerca de 250 pessoas indirectamente. A CBM em parceria com a BMS afectou um agronómo na comunidade, o qual tem treinado os camponeses. Neste Projecto os camponeses aprendem as técnicas de conservação de solos, produção de hortícolas e o uso da tração animal para lavoura das suas machambas.

Requisitos para beneficiar do fundo rotativo

  1. Ter rendimento mínimo ou sem nenhum rendimento (incluindo os obreiros das Igrejas que servem a tempo inteiro no ministério da palavra);
  2. Ser membros activo e maduro de uma igreja filiadas a CBM
  3. Ter participado na formação em Gestão de Projectos promovidos pela CBM ou por outras entidades;
  4. Demonstrar idoneidade para o reembolso do capital e pagamento dos custos administrativos e bancários;
  5. Ter domicílio na area onde o projecto será desenvolvido;
  6. Ter capacidade de trabalhar com números, isto é fazer cálculos de entradas e saidas no fim de cada dia de actividades;

Passos para concorrer ao fundo

Pedir o formulário de candidatura fornecido pela equipe do Programa nos Escritórios da CBM, sito na Rua Pêro de Covilhã nr. 311, 2º Andar Direito, Matacuane.

  1. Preencher o formulário correctamente
  2. Submeter a proposta do Projecto
  3. Responder correctamente as perguntas feitas pela equipe
  4. Preencher correctamente a ficha de crédito, se o projecto for aprovado.

Nota: Podem submeter suas propostas, todos os membros de uma Igreja filiada a CBM.

Veja a nossa galeria de imagens:
Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider